quinta-feira , 19 outubro 2017

Home » Artigos » A MATRIZ ECLESIÁSTCA DENTRO E FORA DO ARRAIAL

A MATRIZ ECLESIÁSTCA DENTRO E FORA DO ARRAIAL

23 abril, 2014 Categoria: Artigos Deixe um Comentário A+ / A-

Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Hebreus 13:13; E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. Apocalipse 20:9;

E o Senhor levantará a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do Senhor é grande e mui terrível, e quem o poderá suportar? Joel 2:11.

Arraial em uma transferência de significação (metáfora) significa Eclésia no latim; Eclésia no grego; igreja ou assembléia ou congregação ou comunidade ou até confraternidade no português sendo este última não muito utilizada, e ainda, é conceituado pelo Próprio Senhor de Casa de Oração que L.S. Mário (2013), denomina de Torre Nômada de Oração ou Tabernáculo de Davi, L.S. Mário (2011) e preside um arraial denominado por ele, igreja dos batistas do Grupo MCR, L.S.Mário (2014).

Este arraial dentro e fora, ou seja, Eclésia significa congregar ou chamados para fora no grego, denota a necessidade de uma inteligência frontal na comunidade cristã nos seus primeiros dias, ou seja, no primeiro século da era cristã. Havia desde seu inicio diversas denominações porque esta é a Vontade Perfeita divina da Sua multiforme Sabedoria, Graça e multíplice em eficácia. Dos romanos, dos coríntios, dos gálatas, etc.

Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, Efésios 3:10;

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 1 Pedro 4:10;

E te fizesse saber os segredos da sabedoria, que é multíplice em eficácia; sabe, pois, que Deus exige de ti menos do que merece a tua iniqüidade. Jó 11:6.

O Arraial é sobretudo, um conjunto de arraiais; a igreja é um conjunto de denominações que não obstante administrações diversas, devem ter uma única matriz. Esta matriz dentro e fora do arraial, ou melhor dizendo dos arraiais, deve ter uma matriz padrão que para sua elaboração diariamente requer uma inteligência por parte dos seus integrantes, emocional e instrumental; racional e espiritual. Razão sem emoção leva a vaidade; emoção sem razão leva ao fanatismo! A porta para a vaidade é o se achar alguma coisa; a porta para a demência é a superficialidade (futilidade, frivolidade, leviandade).

E por falar nisto, vivemos atualmente na história humana, um acumulo de conhecimento que traz consigo a inteligência instrumental como jamais houve, quando nos referimos especialmente aos recursos científicos pelos avanços tecnológicos.Algo jamais imaginado pelos apóstolos primeiros no inicio dos arraiais cristãos. Entretanto, a inteligência emocional não é acumulativa como é a instrumental. A inteligência emocional não sobrepõe; não alcança um auge como assistimos na idade contemporânea, relativo à inteligência humana instrumental. A inteligência emocional eclesiástica já nasceu no apogeu!

Escreveu Critelli (2013), sobre a ilusão das redes sociais; também escreveu Tuma (2013), sobre o uso de internet pelos alunos das escolas USA: Na sala de aula, não. Isto significa que hoje, mais que antes, há urgente necessidade de tal como Paulo visitou o Areópago na Acrópole de Atenas, ao lado do Parthenon, templo grego da deusa do conhecimento e das artes, ou seja, da razão; da inteligência grega, precisamos estar fora do arraial no século XXI, aonde cada rua; cada aglomerado, cada praça, cada local público torna-se um areópago aonde somente com a inteligência instrumental e emocional paulina concedida pela Graça de Deus sobre ele, podemos estar tal como ele, em Cristo, ou melhor: Em amor porque Deus É Amor! Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.1 João 4:8.

Assim, e só assim, o arraial pode ser arraial:

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2.41-47.

Enfim, busquemos sabedoria emocional, por que:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.1 Coríntios 13:1-3;

Busquemos paciência, humildade, altruísmo, não ter ressentimentos mesmo a despeito de tantas decepções e traições que experimentamos por que:

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 1 Coríntios 13:4-5;

E jamais participemos de quaisquer injustiças, por que:

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:6-8.

Concluindo, a inteligência funcional informa sobre objetos, é utilitária, calculadora e uma arma cientifica e tecnológica, imprescindível na vida cotidiana, mas não evoca sentimentos profundos; não dá valor nem sentido ao ser humano, Boff, (2012). Os sonhos são pessoais; os mitos são partilhados, Campbell, (1993). Vivamos a intertextualidade Bíblica que se torna sempre atual, pois suas palavras não são conteúdo acumulado de informações, porém, fazendo uma redundância proposital, é essencial em sua essência, expressada literal e simbolicamente pelos ritos, totens e mitos tais como presentes em todas as etnias intercontinentais, observadas em toda historia humana.

A MATRIZ ECLESIÁSTCA DENTRO E FORA DO ARRAIAL Reviewed by on . Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Hebreus 13:13; E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade ama Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Hebreus 13:13; E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade ama Rating: 0

Deixar Comentário

scroll to top